segunda-feira, 8 de abril de 2013


                                      MUSEU VIRTUAL

O presente Museu Virtual foi proposto no Eixo de Processos Educativos v, do curso de Educação do Campo. Pretende apresentar a história da comunidade do entorno da Escola Estadual de Ensino Médio Dr, Silvio Ribeiro. Conhecendo suas expectativas, quanto ao bairro em si e sua visão quanto a Educação.

A entrevista inicial se deu com um morador pioneiro do Bairro Carolina o senhor Julio Echeveste Asseff, de 74 anos. Este nasceu no bairro e até hoje reside no mesmo.
Seu Julio Assef
( fotos arquivo pessoal) 
 
 
O Bairro Carolina sofreu inúmeras modificações, houve melhoria quanto a sua infra estrutura. A vida também melhorou segundo o morador, pois antigamente eram poucas pessoas que possuam meios de transporte próprio como carro ou moto.
Segundo outra moradora do bairro que é filha de um dos pioneiros da região. Ester Remedi relatou que que um dos patrimônios que sobreviveram ao tempo e que já fazia parte da localidade em sua época de menina(1962), era a igreja Nossa Senhora (fundada em 18 de maio de 1935).
 

                                                         (fotos arquivo pessoal)





  No Bairro onde hoje existe o Parque São José. Este na época não existia antigamente. Pois antigamente o Parque era só floresta de terra vermelha. Os pequenos comércios que sobreviveram ao tempo foram poucos. Atualmente o bairro conta com Mercado, Farmacia, Borracharia, Mercearias,Padarias e Boutique.


Foto do acervo da família Remedi ao fundo a escola Silvio Ribeiro sendo construída.

O Bairro antigamente não havia tantas casas, o Parque São José que de onde a grande maioria dos alunos são oriundos da Escola Silvio Ribeiro. Naquela época não existia, o que havia no local eram antigos casarões feitos de pedra que eram da propriedade do senhor João da Luz( antigo dono de um curtume e do Parque São José). Essa localidade passou a ser loteada e vendidos terrenos por volta de 1985/86.

Na região por volta de 1963 havia o Colégio Wilson. Antigamente no bairro Carolina também funcionou uma Loja Nemasi( loja ainda hoje existente no centro da cidade), que vendia de tudo em vestimentas e calçados( chapéu,bota, tecido, armarinhos...). Geralmente as pessoas que moravam no campo faziam suas compras ali.

O Bairro ia até a quadra do Armazém Pinto(hoje, inclusive onde já funcionou uma delegacia). O predio mantém sua estrutura desta época até hoje.



                                           (fotos arquivo pessoal)



Foto do Armazém Pinto(antigamente o Bairro Carolina vinha até aqui o restante era só mato e cerro).

 

Como no bairro antigamente eram poucas casas e estas casas caracterizavam-se por pequenos sítios. Na maioria destas casas possuía hortas de subsistência onde plantavam de quase tudo para o consumo familiar. Além de haver pomares nas residências como( laranjeiras, pessegueiros, limoeiros ameixeiras).

Um dos mais antigos comerciantes da região, o senhor Lazaro Remedi atuou de 1952 a 2008. Com uma mercearia bem sortida. Logo passado alguns anos se instalou o armazém do seu Coraldino (hoje falecido) que vende gêneros alimentícios, armarinho e possui uma lan house hoje( sendo administrada atualmente por seu neto). Fica localizada ao lado da Escola DR. Silvio Ribeiro.



                           Antigo Armazém do seu Lázaro remedi

                                      (fotos arquivo pessoal)






                                        Armazém do seu Coraldino
                                                           (fotos arquivo pesssoal)
A vida era mais pacata e mais fácil. Os entrevistados relataram que conseguiam adquirir, construir suas casas e ainda poupar dinheiro através da poupança.

Não se via falar em crimes/ a criminalidade quase que não existia. “Dormiam embaixo das árvores, com janelas abertas, portas sem chave. E não era necessário grades nas casas.”

Antigamente em frente da usina da AESUL, havia a estação de trem. Onde passava o trem toda hora.
 
 
 

Estação ferroviária do Bairro Carolina antigamente(Acervo iconográfico da Família Remedi)



Hoje o bairro é bem movimentado sua infra-estrutura evoluiu bastante. Aumentou o número de casas, as ruas principais receberam asfalto. Sendo que a comunidade escolar da Escola Silvio Ribeiro é oriunda das imediações da escola: Bairro Carolina,Parque São José e Vila Simon Bolivar .
Os moradores relatam que atualmente o Bairro ainda carece de uma pracinha de lazer para a comunidade poder se reunir levando as crianças para brincar. Com o asfaltamento da Avenida Dom Pedro II surgiu outro problema os meninos que andam de skate dividem o espaço com os carros, as motos e os ônibus. Podendo causar acidentes graves. As calçadas também são precárias e os problemas sociais preocupam a comunidade como a droga, assalto e o roubo doméstico, que vem sendo praticado também por usuários de droga.

A Escola DR. Silvio Ribeiro surgiu em 15 de abril de 1963, surge na avenida DPedro II, nº1163 Bairro Carolina. O Grupo Escolar Wilson, o qual mais tarde receberia o nome de Grupo Escolar Dr. Silvio Ribeiro.

“Em 29 de novembro de 1994, foi inaugurado o Centro de Atenção Integral a Criança(CAIC), localizado à rua Dom Pedro II, nº2185, o grupo conservou o nome de Dr. Silvio Ribeiro em homenagem a um médico santanense que dedicou sua vida profissional a serviço da comunidade carente. Tendo recebido o título de “ Médico da Pobreza”.

Sob a direção da Profª Ilma Clipes Cordeiro, e com apoio da comunidade escolar, esta escola foi transformada pelo decreto 39.906/30, de dezembro de 1999, em Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silvio Ribeiro, sendo autorizado o funcionamento do Ensino Médio pelo parecer 174/2000.”





                      Antiga Escola Silvio Ribeiro( D.Pedro II,Nº 1163)                                      
                                           (foto arquivo pessoal)

 
 
 
 
 
 
 
  Escola de Ensino Médio Dr. Silvio Ribeiro(hoje-
Dom Pedro II, Nº 2185)
 
(foto arquivo pessoal) 
 
Atualmente tem como diretora a profª Marisa Vieira Correa gestão 2013/2014/2015.
Possui  atualmente 718 alunos divididos entre o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Escola funciona em três turnos manhã/tarde e noite. Além de estar aberta toda semana. Pois possui projetos: Escola Aberta e o Mais Educação ( estes fazem da Escola um ambiente acolhedor além de promover ações educativas que inserem verdadeiramente seus alunos junto com a comunidade escolar. Promovendo um sentimento de pertencimento junto a escola).
A Escola oferece laboratórios de Ciências e Informática para seus alunos.
Em convênio com o município conta com o ambulatório médico e odontológico, os quais funcionam nas dependências da Escola e atendem a Comunidade Escolar.
Também nas dependências da Escola funciona a Escola Municipal Infantil Carrossel.
A Escola de Ensino Médio Dr. Silvio Ribeiro tem como missão:
“ Assegurar uma Educação de qualidade, baseada na ética e comprometimento de todos através de ações eficazes e inovadoras, buscando garantir um atendimento efetivo às necessidades e expectativas de nossa comunidade mediante o pleno exercício da cidadania.”
Defendendo os valores da: Qualidade, Inovação, Ética, do Comprometimento e da Solidariedade.








Referências Bibliográficas:
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Dr.SILVIO RIBEIRO-CAIC(Rio Grande do Sul). PDE, 2008. Santana do Livramento-19ª CRE
Fotos dos arquivos da Família Remedi.
Fotos de Arquivo Pessoal ( Aluna Ana Martins)
 
 


 
 



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário